Por: Pecsa On: outubro 26, 2016 Em: No campo Comentários: 0

Pedro Nogueira

No dia 24 de outubro foi realizada a primeira aula de campo da Pecsa, para alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Secitec/MT – Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, do município de Carlinda.

Desenvolvida em parceria com o Professor Rildo Edurnio do Curso Técnico em Agropecuária, a aula de campo foi realizada na Fazenda Bevilaqua, que fica em Carlinda. Essa fazenda é uma das cinco propriedades parceiras da Pecsa para produção de carne sustentável na região norte de Mato Grosso.

Durante a aula de campo, 17 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as Boas Práticas Agropecuárias implementadas pela Peca. Como o tema da aula foi “construções rurais”, as seguintes infraestruturas foram visitadas: i) sistema de distribuição de água, ii) cochos para suplementação, iii) curral, iv) barracão de maquinários, v) cercas e vi) estradas.

Os alunos ficaram impressionados com a infraestrutura da fazenda, principalmente com o sistema de distribuição de água utilizado para dessedentação do gado. Ao adotar este sistema, os animais deixam de acessar os cursos da água, contribuindo para conservação das matas ciliares e dos recursos hídricos. A adoção do sistema também contribui para o bem-estar e o ganho de peso dos animais.

foto4

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária visitam o reservatório construído pela Pecsa

Essa atividade demonstra o compromisso da Pecsa com o desenvolvimento da região onde atua. Esses estudantes representam o futuro da pecuária na região, ainda mais considerando que 60% deles são filhos e filhas de produtores rurais. Para o Supervisor Técnico da Pecsa Gustavo Danetti, responsável por acompanhar os alunos durante as atividades, “é fundamental divulgar e estimular a implementação das Boas Práticas Agropecuárias por essa nova geração de técnicos da região. A Pecsa tem um papel importante na disseminação dessas práticas, as quais fornecem as bases para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável”.