By: Pecsa On: junho 29, 2017 In: No campo Comments: 0

A nova diretora global de sustentabilidade do McDonald’s, Rachael Sherman, e o gerente de cadeia de suprimentos Leandro Lemos de Souza da Arcos Dourados, operadora do McDonald’s na América Latina, visitaram recentemente a Pecsa – Pecuária Sustentável da Amazônia, para conhecer a dinâmica utilizada pela empresa na promoção da cadeia sustentável.

A parceria comercial entre a empresa, a rede de fast food e a JBS já dura dois anos. Antes disso, o McDodald’s tinha uma política rigorosa que impedia a compra de carne da Amazônia. As principais exigências da rede para seus fornecedores é que os animais abatidos sejam criados em áreas não desmatadas e que adotem as boas práticas agropecuárias. Hoje, a Pecsa é a única empresa na região amazônica que atende aos critérios exigidos pela multinacional.

Rachael Sherman explica que o McDonald’s segue uma política de sustentabilidade que inibe a compra de carne vindas de propriedades com histórico de desmatamento. Além do Brasil, a rede negocia carne sustentável com Irlanda, Austrália, Estados Unidos e Canadá, e trabalha junto a grupos como a Mesa Redonda Global sobre Carnes Sustentável (Global Roundtable on Sustainable Beef). “Compartilhamos boas práticas e aprendizados por todo o mundo. Assim, podemos visualizar o andamento dos trabalhos relacionados à carne sustentável no nível global e trazer essas experiências para o nível local, como o que estamos fazendo ao conhecer os projetos da Pecsa”, aponta Rachael.

O gerente de cadeia de suprimentos da Arcos Dourados, Leandro Lemos de Souza ressalta que o caminho da sustentabilidade não tem volta. Na avaliação dele,  o trabalho realizado pela Pecsa é de nível avançado no Brasil. “É um trabalho muito importante para o desenvolvimento sustentável. O que a gente precisa é aumentar o nível de produtividade com cada vez menos áreas. Isso é um desafio do Brasil como um todo. O trabalho que está sendo feito aqui é muito importante”.

Para Vando Telles de Oliveira, diretor executivo da Pecsa, estreitar as relações com a rede McDonald’s é um atestado de confiança e transparência para a Pecsa. “Onde o McDonald’s entra, abre portas para outros elos do varejo entrarem também. Significa que estamos prontos para atender o mercado mais exigente”.

A visita aconteceu nos dias 22 e 23 de junho. A equipe conheceu uma das fazendas gerenciadas pela Pecsa no município de Carlinda.

 

Denise Farias – Assessoria de Comunicação Pecsa