Por: kasterweb On: setembro 11, 2015 Em: Releases Comentários: 0

O modelo de pecuária sustentável intensificada utilizado pela Pecsa e baseado em um conjunto de soluções técnicas, como o manejo rotacionado das pastagens e a suplementação nutricional, dentre outros. Esse modelo aumenta muito a eficiência do sistema, permitindo encurtar o ciclo de produção em um terço e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Acompanhamos e aplicamos os conhecimentos gerados pelas mais renomadas instituições de pesquisa.

– Diagnóstico inicial da fazenda

O primeiro passo é a realização de um diagnóstico das pastagens, das fontes de água, da situação das APPs e reserva legal para saber o que e quanto precisa ser recuperado. A partir desses dados, é possível definir os investimentos exigidos para cada caso, fazer o planejamento da reforma das pastagens e outras intervenções que sejam necessárias.

– Reforma de Pastagem

Após o diagnóstico, é a hora da reforma da pastagem, com adubação e nutrição do solo, e implantação de pastejo rotacionado. Essas medidas são fundamentais para garantir uma fazenda altamente produtiva, com elevado desempenho econômico.

– Operações mecanizadas

Nosso modelo desenvolvido prevê um forte investimento em maquinário, gerando mais eficiência em todas as operações realizadas na fazenda. Os equipamentos são usados na adubação das pastagens, distribuição de ração e distribuição de água nos piquetes, entre outros.

– Infraestrutura

Em paralelo à reforma da pastagem, a Pecsa conduz a implantação da infraestrutura necessária. São intervenções como adequação das vias de acesso, implantação de cercas e redes de cochos para distribuição de água e suplementos nutricionais, currais, armazéns e instalação para funcionários.

– Nutrição Estratégica

A Pecsa possui uma fábrica exclusiva para produção de ração para os rebanhos das fazendas parceiras. Inaugurada em 2018, o investimento garantiu a autossuficiência na compra de produtos de mercados externos e a adoção por uma produção de ração e suplementos com rastreabilidade e qualidade.

– Adequação Ambiental

A Pecsa realiza toda a adequação ambiental exigida para que a propriedade se enquadre na legislação do Código Florestal. São intervenções como a recuperação de nascentes e matas ciliares, delimitação e isolamento da reserva legal e retificação do CAR, se necessário.

– Rastreabilidade

Outro ponto de destaque é a rastreabilidade do rebanho. Todo o gado recebe um chip que possibilita o controle do desempenho do animal, como ganho de peso e aplicação de vacinas. Outra vantagem é que, por meio de software, a administração consegue averiguar rapidamente o total de animais no pasto e quantos foram para o abate.